Livro: "Sono", Haruki Murakami
- silviamhac6
- 19 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de set.
Achei esse livro curto de Murakami – está mais para um conto -, pensei que poderia ser uma boa para ter uma ideia de como o autor escreve.
O livro fala sobre uma mulher que, com seu cotidiano de dona de casa, um dia, para de dormir. O livro se inicia: “É o décimo sétimo dia em que não consigo dormir”.
Na primeira noite, teve um sonho que descreve como “de mau agouro” que, ao abrir os olhos, vê um homem velho e magro de agasalho preto segurando um regador, que rega seus pés com uma água que nunca acaba. Preocupada com seus pés apodrecerem, ela fecha os olhos. O homem some, mas ela se vê completamente molhada de suor, quando consegue se mexer.
A partir daí, a moça resolve questionar sua vida monótona e infértil, na qual faz “mecanicamente as tarefas da realidade, desprovida de sentimentos e emoções”. Passa a dedicar-se a leitura de “Anna Karenina”, de Tostói, e a comer chocolates – na sua casa não havia doces, o marido é dentista; essa passagem me lembrou Nora, da “Casa de Bonecas”, de Ibsen, que também comia doces escondida. Depois de um tempo com a vívida insônia que sentia passou a dar voltas de carro pela cidade e a ter questionamentos, como a relação entre morte e sono. Momentos de ampliação de consciência misturados com acontecimentos que não sabemos se são reais ou alucinações.
Edição da @editora_alfaguara, com capa dura e ilustrações.
MURAKAMI, Haruki. Sono. Ilustração Kat Menshik. Tradução Lica Hashimoto. 1 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.





Comentários